Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5711

Compartilhe esta página

Título: Aplicação de redes bayesianas na administração estratégicas das organizações
Autor(es): OLIVEIRA, Paulo Estevão Lemos de
Palavras-chave: Administração Estratégica; Redes Bayesianas; Mudanças; Organização; Stakeholders.
Data do documento: 2007
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Estevão Lemos de Oliveira, Paulo; Andrés López Droguett, Enrique. Aplicação de redes bayesianas na administração estratégicas das organizações. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
Abstract: A era do conhecimento, da velocidade e do mercado global chegou e, neste cenário, as organizações estão sendo desafiadas a repensar o seu futuro ao mesmo tempo em que cuidam do presente para não sucumbir perante os seus competidores. Diante disso, cresce a preocupação com a administração estratégica das empresas. Definir boas estratégias e conseguir implementá-las é um indicador de valor para as organizações. Boas estratégias atendem positivamente aos stakeholders, criando diferenciais competitivos para a organização. Estatísticas mostram que apenas 10% das estratégias pretendidas pelas organizações são realmente realizadas. Toda movimentação estratégica de uma organização tem como base um conjunto de ações que motivam mudanças em todos os seus níveis. O resultado esperado dessas mudanças é, na maioria das vezes, evento nunca antes atingido. Assim, não existem dados históricos específicos que sirvam para modelagem do problema e, nesse caso, a modelagem é feita através das opiniões dos vários especialistas envolvidos no problema. Diante desses desafios, observam-se grandes oportunidades para o desenvolvimento de pesquisas na área da administração estratégica. Sendo assim, o presente trabalho propõe o uso de redes Bayesianas em conjunto com o Balanced Scorecard para modelar a implementação das estratégias em uma organização. Neste sentido, pode-se construir uma rede com os vários eventos estratégicos e quantificar a probabilidade de sucesso dos mesmos
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5711
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo7308_1.pdf2,55 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons